O designer e fotógrafo paulistano Fernando Pires realizou ano passado uma série fotográfica no icônico Sesc Pompéia, uma das mais expressivas obras da arquiteta Lina Bo Bardi.
Partindo da obra arquitetônica - um projeto brutalista onde duas cores, o vermelho e o cinza do concreto, se unem com harmoniosamente – o fotógrafo faz uma releitura bastante pessoal em um ensaio que explora a simetria e busca transmitir a sensação de conforto visual.
O ensaio mostra profundo respeito pela obra da arquiteta, entretanto, através da linguagem da fotografia, cria narrativas outras que têm como base o próprio edifício do Sesc Pompéia.
Veja a seguir algumas das fotografias deste ensaio
Fernando Pires
Atua como designer gráfico há dez anos, mas apenas nos últimos três passou a se dedicar mais intensamente à fotografia. Seu trabalho explora questões compositivas baseadas, sobretudo, em ângulos, cores, formas e movimento.
Em 2013 o fotógrafo fez sua primeira mostra aberta, reunindo imagens de três projetos pessoais distintos: “SP-23:59”; “Sesc Pompeia, Concreto Vermelho” e “Mundo Afora”. Também foi selecionado na Convocatória para a Projeção Mesa7 2013, do coletivo Setefotografia, em Recife (PE), e vencedor da categoria Esporte no Le Plus Grand Concours Photo du Monde 2013, da revista francesa Photo.